segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROJETO “RESGATANDO A ÉTICA E A CIDADANIA” - Autores: Claudete Mendes e Marco Antonio Barros


“RESGATANDO A ÉTICA E A CIDADANIA” - REFLEXÕES  SOBRE A ÉTICA E A MORAL

JUSTIFICATIVA: Esse projeto nasceu da necessidade de se criar no curso das Tecnologias de Informação e Comunicação, um projeto voltado à escola com o uso da tecnologia.
OBJETIVOS GERAIS:Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, priorizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Apesar da proximidade entre os dois termos, ética e moral têm sentidos diferentes.  A moral tem uma dimensão prática, a ética tem uma dimensão teórica.  A palavra ética vem do grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter” (forma de vida adquirida pelo homem). Já a palavra moral tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes” no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito (comportamento adquirido pelo homem) .

DESENVOLVIMENTO:Os PCNs,  preconisam  a ética como “eixo norteador” de todos os temas transversais que visam contribuir para a formação de cidadãos comprometidos em transformar as situações de injustiças, discriminações, repúdio, violência, falta de respeito, vivenciadas pela sociedade no seu dia a dia.
COMPETÊNCIAS: Segundo Yves de La Taille,  à escola atual, compete:Lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania. E para ser cidadão, são necessários sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, um conjunto mínimo de normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos. (Taille, 2003, p.23).

ATIVIDADES DO PROJETO 1: Círculo de conversas sobre os problemas vivenciados em sala de aula; listagem dos problemas diagnosticados em sala de aula;                     produção de texto sobre o comportamento da sala; entrevista com colegas sobre como resolver os problemas diagnosticados em sala de aula; júri simulado.
ATIVIDADES DO PROJETO 2: Pesquisa na Internet sobre os índices de violência nas regiões do Brasil e por cada estado;                                                                                              Construção de mural com recortes de notícias de jornais abordando o tema violência escolar (professor-aluno, aluno-professor);
Dramatizações de cenas discriminatórias;
Listagem dos problemas diagnosticados;
Debate sobre a dramatização;
Exibição do filme “A corrente do bem”, com o objetivo de relacionar nosso bem-estar à satisfação de contribuir com o outro;
Dinâmicas de grupo (relacionamento pessoal e interpessoal);
Autoavaliação.

ATIVIDADES DO PROJETO 3:Reconhecimento da problemática da ética nas diversas esferas econômica, social, política, religiosa etc.
Listagem dos problemas diagnosticados;                                                                                                          Coleta, análise e seleção de informações pesquisadas; construção de gráficos para comunicação de informações.

CULMINÂNCIA
A parte final do projeto será com a atuação do júri simulado dos educandos,  que após assinarem o contrato didático, deixaram de cumpri-lo, assim estará incluído nesta atividade todos os conhecimentos estudados no projeto, servindo de suporte a decisão da banca de jurados.
CDs,
DVDs;
Aparelho de som;
Televisão/filme;
Diversos tipos de papéis;
Computador/Internet/Softwares;
Lápis de cor, grafite, giz de cera;
Revistas, jornais;
Cola, tesouras;
Bolas de festa.

A avaliação se constituirá em processo contínuo durante todo o projeto correlacionando à realidade cotidiana da sala de aula e sua transformação no percurso das vivências do projeto. Será considerado ponto forte da avaliação a autoavaliação do educando. Bem como seu comportamento nos relacionamentos com os colegas e professores.

REFERÊNCIAS
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais: Ética. Ministério da Educação, Secretaria da Educação.
      BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394,
      de 20 de dezembro de 1996. CAP. V
Sousa, Luiz Gonzaga de. Ética e sociedade. Disponível em: http://www.eumed.net/libros/2006a/lgs-etic/1t.htm
Dinâmicas - Disponível em:
HTTP://www.mundodojovem.pucrs.br/subsídios-dinamicas.php


RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
CLAUDETE  MENDES DE VASCONCELOS SANTOS
MARCO ANTONIO BARROS

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